Na internet a pesquisa “busca” é a forma mais fácil de encontrar um determinado conteúdo, o termo utilizado nessa pesquisa vai direcionar para um resultado específico.
As técnicas de otimização para busca no Google também valem para as buscas internas em sites específicos como na Twitch que será demonstrado.
Otimizar um conteúdo ou vídeo é o ato de torná-lo mais relevante aos olhos do algoritmo, e o resultado de uma otimização bem-feita é um posicionamento entre as primeiras páginas de resultados.
Para melhorar o site na busca você deve pensar nas palavras chaves ou termo de pesquisa, que são os títulos e descrições dos vídeos e do canal da Twitch.
Por mais óbvio que seja, a maioria dos criadores de conteúdo não estão otimizando seus vídeos e conteúdo, preferem contar com a sorte e indicações para ter um crescimento.
Esse tipo de trabalho é demorado, mas apresenta resultados a longo prazo quando aplicado sempre, ou seja, não adianta fazer algumas vezes e parar é necessário fazer sempre.
Os títulos vão influenciar diretamente na busca e no histórico do canal, ou seja, quanto mais você aparecer na busca estando AO VIVO ou OFF mais chances de ganhar seguidores você vai ter.
Um erro muito comum são os streamers usando título genérico que não vão agregar valor, título genérico só tem utilidade quando o streamers já tem um grande público fixo.
Imagina que é uma LIVE de Valorant. Como deveria ser o título otimizado para busca?
Título ERRADO
Vem jogar comigo. #livedevava !comandos !pix
Título CORRETO
Valorant, Treinando a Mira no VAVA. Em busca de ser Pro Player de Valorant. !comandos !pix
Observe que no exemplo de título correto, temos 3 referências ao Valorant.
Confira na imagem um exemplo do poder da palavra-chave no título.
Reparou que a palavra utilizada na busca “VAVA pro player” trouxe lives de VAVA com as 3 palavras-chave.
O campo de descrição “sobre” é focado na apresentação do streamer mas pode servir também como uma forma de otimizar do canal e vender o seu trabalho.
Utilize esse espaço para falar sobre você, e principalmente colocar os nomes dos jogos que vão aparecer na live e aprovei para divulgar as redes sociais e o Discord.
Essa opção de notificação deve ser utilizada de forma estratégica, é a notificação que chega é a chamada para a live.
Não desperdice essa opção com frase desnecessária, tente causar impacto.
Frases erradas
Frases corretas
As marcações são os nomes ou tags que tem um papel muito importante na identificação da LIVE e na busca da LIVE, esse é um recurso esquecido e muitas vezes não utilizado de forma correta.
As marcações ajudam a descrever transmissões ao vivo e categorias. Os espectadores podem usar marcações para encontrar algo que tenham interesse em assistir, seja filtrando transmissões ou categorias no diretório, buscando marcações específicas ou pesquisando recomendações na página inicial.
Veja na imagem abaixo um exemplo de busca filtrada utilizando marcação.
Você pode organizar suas marcações por JOGO ou seja uma sequencia de nomes para otimizar a busca para um jogo especifico.
Mas também existem aquelas marcações padrões que valem para tudo e devem sempre ser utilizadas em conjunto com as marcações que você selecionou para um jogo.
Existem 3 marcações padrões que não podem faltar na sua lista.
Selecione para a sua LIVE no mínimo 10 MARCAÇÕES.
Na imagem abaixo você pode observar uma LIVE de música focada em guitarra, confira o exemplo de marcações utilizadas.
A troca de jogo é algo que pode causar impacto na LIVE, ao trocar o jogo podem aparecer ou diminuir a quantidade de espectadores, com essa troca de jogo é necessário mudar na LIVE o título do jogo que está sendo exibido.
Ponto negativo é que o vídeo final que fica no histórico do canal vai ter um nome de jogo na identificação e ao assistir vai iniciar com outro, isso causa uma experiência negativa para um novo visitante e interfere na qualidade quando buscado.
É recomendado fazer a LIVE do inicio ao fim com o mesmo jogo e caso precisa mudar o jogo inicie uma nova transmissão.
Ponto positivo é que ao iniciar uma nova LIVE você vai ter 2 vídeos no final do dia assim aumentando duas vezes mais as chances de ser encontrado na busca.
A quantidade de pessoas na live assim como a interação no chat é um fato importante, aqui estão algumas dicas adicionais que podem ajudá-lo a melhorar a visibilidade da sua LIVE na Twitch:
https://www.twitch.tv/directory/all/tags
https://livestreamer.com.br/live-de-jogos-assista-aos-melhores-jogos-online-ao-vivo/
From The Darkness é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa que te coloca…
Você que é gamer já deve ter pensado qual é o melhor fone para utilizar,…
Martha Is Dead é um jogo de terror psicológico com uma história que te faz…
Is Simon There é um jogo de terror psicológico disponível na Steam que vai te…
Silent Hill 2 Remake é um dos jogos de terror psicológico mais icônicos de todos…
Oxide Room 104 um jogo de fuga de terror arrepiante para aqueles que querem um…