Configurar e separar as faixas de áudio no OBS

Você que está iniciando nas lives utilizando o programa do OBS studio em algum momento vai precisar de fazer configurações na faixa de áudio para tornar seu painel mais organizado e profissional.

Muitos streamers que procuram por configurações de faixa de áudio, querem evitar problemas com direitos autorais de músicas na Twitch e separando o áudio é possível gravar a live sem pegar a sua música do Spotify, Deezer ou YouTube.

No final desse post você vai encontrar o vídeo tutorial.

Como criar e configurar as faixas de áudio no OBS?

A configuração se inicia pela organização no seu OBS passando pelas seguintes etapas:

  1. Criar as cenas “pasta” que vão guardar as faixas áudios;
  2. Criar as fontes de áudios, filtrar e nomear para a configuração;
  3. Separação da faixa entre Live e VOD Twitch;
  4. Atribuir as faixas em outras cenas.

Organizando o áudio no OBS para mais controle na liva.

Criar e organizar áudios em uma cena

Em cenas crie uma pasta e coloque um nome bem sugestivo para identificar “áudios – faixa” também em cenas crie uma pasta para os alertas e crie um nome “alertas – faixa”.

Configurar as faixas de áudio separando o VOD da Twitch

Em adicionar Fonte que é o botão de + “mais” procure por Captura de áudio de aplicativo escreva um nome para a fonte e associe em um programa ou jogo para capturar o áudio.

Configurando as faixas para gravação

Na opção de configuração entre e encontre o nome saída, nesse local você vai escolher a numeração da faixa de áudio separando o canal da live e o canal da VOD da Twitch.

Depois de escolher o canal é o momento de separar o áudio gravado ou enviado para Twitch, em propriedade de áudio avançado você vai selecionar os áudios que serão capturados em seus canais.

Atribuir uma cena dentro de outra fazendo reaproveitamento

Depois de tudo configurado nas faixas de áudios é o momento de associar ou atribuir uma faixa dentro de outra para carregar os áudios.

Vídeo tutorial para te ajudar na configuração das faixas de áudio no OBS

No vídeo você vai encontrar o tutorial completo de configurar e separar as faixas de áudio no OBS.

Qual é a importância de separar as faixas de áudio no OBS e evitar problemas com músicas de direitos autorias?

Separar as faixas de áudio no OBS Studio pode ser extremamente importante, especialmente quando se trata de lidar com questões de direitos autorais de músicas.

  1. Controle mais preciso: Separação de faixas de áudio permite que você tenha controle mais preciso sobre diferentes componentes de sua transmissão. Por exemplo, você pode querer que o áudio do seu microfone seja mais alto do que o som do jogo ou a música de fundo.
  2. Evitando problemas de direitos autorais: Músicas protegidas por direitos autorais podem causar problemas significativos, especialmente se você está transmitindo ou postando seu conteúdo em plataformas como o Twitch ou o YouTube. Essas plataformas usam algoritmos para detectar e sinalizar automaticamente o uso de conteúdo protegido por direitos autorais. Se você separar a música para sua própria faixa de áudio, você pode excluir ou silenciar essa faixa em gravações posteriores para evitar violações de direitos autorais.
  3. Edição de pós-produção: Ao separar o áudio do seu microfone, música de fundo e jogo (ou qualquer outra fonte de áudio), você torna a edição de pós-produção muito mais fácil. Você pode ajustar, silenciar ou remover completamente qualquer uma dessas faixas conforme necessário, sem afetar as outras faixas.

Por fim, é crucial lembrar que o uso não autorizado de música protegida por direitos autorais pode ter sérias consequências legais, além de possíveis penalidades impostas pela plataforma de streaming ou hospedagem de vídeo que você está usando. Portanto, é sempre uma boa prática garantir que você tem permissão para usar qualquer música em seu conteúdo.

Posts Similares

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments